cineclube.png

Clube da Cultura
Saúde e sanidade cultural

O prazer de degustar o melhor da arte é a principal motivação de nosso Clube da Cultura. A cada mês, com a curadoria de Zarinha, uma agenda de livros e filmes são apreciados e discutidos em um grupo on-line com mediação da professora. E que grupo! A cada encontro semanal, as conversas e o livre pensar dos participantes entregam uma experiência enriquecedora, tanto na avaliação estética da obra quanto na interação descontraída dos diversos pontos de vista.

        Introdução

         Há mais de quatro mil anos, a obra literária mais antiga de que se tem registro começava a ser concebida: uma epopeia, inscrita em tabuletas de argila, narrando os feitos notáveis do lendário rei sumério, Gilgamesh.

      Desde então, em todas as épocas e nos mais variados contextos, inúmeras histórias valiosas, impactantes e atemporais foram produzidas e transmitidas às gerações seguintes, em um processo criativo-construtivo inexorável. A produção da cultura literária consolidou-se, ao longo do tempo, como um elemento essencialmente vital à evolução do pensamento humano.

     Desde as tragédias e as comédias gregas mais notáveis, na Antiguidade, passando pelos romances de cavalaria, na Idade Média, até os contos, crônicas e romances modernos, em seus variados matizes, verifica-se, sem maior esforço, que a gama de autores e de obras literárias é vastíssima.

       Aventurar-se, portanto, solitariamente, por esse imenso mar de cultura, não é tarefa das mais fáceis. Que se deve ler? Quais as obras indispensáveis para suprir as lacunas deixadas ao longo de um deficitário processo de formação intelectual? Que sequência seguir, para o melhor aproveitamento das leituras?

      Contar com alguém que possua larga experiência, para guiar, aconselhar e clarear o caminho a ser trilhado – assim como Virgílio conduziu Dante, da selva escura às portas do iluminado Paraíso, em “A Divina Comédia” –, faz toda a diferença, durante o intrincado percurso em busca de uma sólida erudição.

      No dizer de Dietrich Schwanitz, “Só é culto quem souber estruturar o seu próprio saber”, por isso uma preceptoria sistemática, experimentada e cartesiana se mostra imprescindível, para a contínua e adequada evolução cultural.

       Com esse intuito, o Zarinha Centro de Cultura lança o Clube da Cultura, por meio do qual a professora Zarinha, contando com mais de quarenta anos de expertise no ensino de Literatura Brasileira e universal, indicará as obras literárias fundamentais ao engrandecimento dos participantes, promovendo profícuos debates acerca dos pontos mais marcantes de cada obra e respectivo autor, por meio de encontros virtuais.

        Além das obras literárias, a professora Zarinha apontará aos membros do Clube uma série de filmes essenciais à ampliação dos horizontes relativos às vicissitudes e às idiossincrasias humanas, suas desventuras e esperanças, dinamizando, ainda mais, a marcha em direção à ampliação do saber.

           A participação no Clube proporcionará ao seu integrante o desenvolvimento do saudável e primordial hábito da leitura, bem como a apuração do pensamento crítico sobre a sétima arte, possibilitando que a cultura adquirida se materialize em verdadeiro instrumento de transformação de sua visão de mundo.

        Curadoria
 

      O excesso de informação é uma das razões de nosso mal-estar contemporâneo. Sofremos de infobesidade: a cada dia, centenas de milhares de apelos diferentes de dados e conteúdos disputam a atenção diante de nossos olhos, sem trégua, sem tempo para absorção. 
 

        Que fazer? Qual a solução?


        A resposta é "busque uma curadoria". 
 

     A solução para o excesso não é parar de ler, ver, ouvir e provar o que o ambiente cultural de nosso tempo nos dispõe, mas proceder a uma triagem, a uma seleção que ordene e dê sentido ao mundo, ao uso de nosso tempo. Essa é justamente a função de nosso Clube da Cultura.

       No Clube, mensalmente, escolhemos e indicamos o que você ler e os filmes a que assistir, para que suas horas dedicadas à fruição da arte literária e fílmica tragam a certeza de que o seu tempo foi corretamente investido. Sem sobrecargas, livros e filmes vão agregar à sua experiência o refinamento do gosto; tudo de modo mais simples, com abordagens participativas, tão potentes quanto interessantes. 

       Associe-se ao Clube da Cultura.
       A cada mês, a Profa. Zarinha escolhe para você obras que esclarecem, dialogam e colocam você junto ao trigo, e longe do joio cultural.

       Funcionamento:

         Agenda:

- Cinema: um filme por semana com encontros virtuais aos domingos, 19h30 às 21h

- Leitura: indicação de livro com agenda de discussões as sextas-feiras, 18h30 às 20h, conforme calendário.

        Lista de Livros e Filmes

1. Você receberá a lista dos livros para o trimestre e, a dos filmes, mensalmente;

2. Os livros  indicados deverão ser adquiridos por todos os participantes, para a formação da biblioteca particular, leitura e anotações; de preferência, no tradicionalíssimo papel;

3. Os prazos de leitura serão determinados de acordo com o número de páginas, variando de 15, 20, 30 a 40 dias; 

3.1. Os encontros literários serão realizados sempre às sextas-feiras, das 18h30 às 20h;

4. O Cineclube será semanal, com reunião aos domingos, das 19h30 às 21h;

5. As reuniões serão realizadas nas datas convencionadas no aplicativo Zoom;

6. Todas as reuniões serão gravadas e disponibilizadas para todos.