d9eb5e_faf5be7a21504663913d3c4cd71535b8_mv2.webp

A Instituição

O Zarinha Centro de Cultura (ZCC) é um espaço destinado à promoção de nosso idioma e da cultura em geral, a partir de uma agenda que inclui cursos de formação em língua portuguesa, leitura e escrita, além de programas de melhoria contínua, palestras, oficinas, lançamentos de obras literárias e exposições temáticas, mostras coletivas e individuais.

Nossa plataforma é levar o conhecimento e o poder transformador da arte ao maior número possível de pessoas, seja através dos múltiplos gêneros artísticos e formatos de expressão. Além das atividades pedagógicas de ensino da língua, para alunos dos 6 aos 60 anos, o ZCC faz uso dos melhores recursos tecnológicos disponíveis para oferecer ao público uma grade de cursos EAD e o Clube da Cultura, uma confraria de amigos para fruição e debate de livros e filmes com a curadoria da Profa.Zarinha.

Como extensão de suas ações de ensino, o ZCC desenvolve, em parceria com o Ministério Público da Paraíba, o Governo do Estado e empresas apoiadoras da iniciativa privada, o programa social "Educação para Todos", que distribui bolsas de estudo do Curso Completo de Português para estudantes da rede pública.

NOSSA MISSÃO

Ministrar cursos e prestar serviços relacionados à educação e à cultura, criando um ambiente propício para o aprendizado formal, estético e moral dos nossos clientes e da comunidade em geral; também investindo na valorização do idioma português e do saber filosófico para o desenvolvimento intelectual do ser humano

NOSSA VISÃO

Ser reconhecido como um polo de excelência em serviços educacionais, valorizando o idioma português, bem como as suas expressões artísticas, para, como isso, elevar o padrão da educação da sociedade.

NOSSOS PRINCÍPIOS

1. O conhecimento

deve ser isento de dogmas.

2. O saber

é fruto de construção coletiva,que pressupõe o debate plural, a contradição e a dúvida.

3. A conversa,

a curiosidade, a reflexão, a expressão e o aprendizado devem ser motivos de prazer e instigação.

4. A linguagem

deve ser clara e acessível, de modo a proporcionar a comunicação eficiente e a apreensão das ideias.

5. A abordagem

do conhecimento deve ser, sempre que possível, interdisciplinar, contemplando visões de diversas áreas sobre a mesma questão.

6. Cursos,

palestras e debates devem adotar organização metódica, para que haja proveito máximo.

7. A educação

sólida decorre de anos de dedicação, portanto o contato com o conhecimento artístico, filosófico e científico deve ocorrer quanto antes, na vida do indivíduo.