Informações
(83) 4009-1111
"A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura."
(Bertrand Rusell)
Dias e Horários
Duração: 2 anos
Aulas 2 X por semana:
terças e quintas
Turnos: manhã ou tarde
Turmas: Básico e Avançado
Anuidade: 12 x R$ 345,00
Anuidade para alunos do PPC:
12 x R$ 225,00
Sobre o Curso
O curso MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS do Zarinha Centro de Cultura está organizado em dois eixos: Matemática Essencial e Cultura Matemática. Enquanto o primeiro eixo aprofunda os conteúdos essenciais para uma plena alfabetização numérica, algébrica e geométrica, a partir do ponto de vista científico de um matemático profissional, o segundo eixo trata de criar nos estudantes a estima e o cultivo pelo saber matemático, lembrando a todos nós o valor cultural das ciências matemáticas.
Descrição do eixo Cultura Matemática:
os quatro módulos temáticos
História da Matemática
O saber matemático é um patrimônio imaterial da humanidade e, para compreendê-lo, é vital falarmos da História desse conhecimento, isto é, da História da Matemática e tratarmos dos homens e das mulheres que a produziram, das obras matemáticas que influenciaram suas respectivas épocas, das civilizações e suas contribuições para o desenvolvimento desse saber.
Arte e Matemática
Com a compreensão desses aspectos milenares e da sua relação com outras áreas do conhecimento, pode-se também apreciar as ligações entre a Matemática e a História da Arte, entre a Aritmética e Música, entre a Geometria e a Astronomia, entre os matemáticos e os teóricos musicais, entre os geômetras e os pintores, em um percurso mútuo que nos legou as escalas musicais, a perspectiva, uma nova visão do cosmos, o monocórdio, os arcos renascentistas e góticos, entre tantos outros patrimônios artísticos. É a Arte e a Matemática diante de nós, desde a Antiguidade, passando pelos períodos medieval, renascentista, iluminista, até o moderno!
Raciocínio Lógico
A Gramática, a Retórica e a Lógica estão unidas desde os tempos clássicos, sobretudo pela tradição greco-romana e pelos currículos da Europa Medieval. Que a Matemática tem a somar a esse trio? O raciocínio lógico! Iniciando pelo pensamento aristotélico até a lógica binária dos computadores, todos nós necessitamos de uma compreensão da lógica matemática, para argumentar melhor, lapidar nossa retórica, validar procedimentos e refutar argumentos.
Educação Financeira
Por fim, chegaremos ao mundo atual e à sua sociedade tecnológica, pautada na economia e no consumo. Lidamos com a tecnologia e com o consumo diariamente, e a Matemática tem o importante papel de preparar nossos estudantes, para viverem com sabedoria os tempos atuais. Aliando a Matemática Financeira à Estatística, englobaremos essas áreas matemáticas com as supracitadas, para falarmos de Educação Financeira de forma crítica e ampla.