"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã."
(Leonardo da Vinci)
Como participar
- Presencial;
- EaD - com aulas ao vivo.
Dias e Horários
Início:2 de fevereiro de 2021
Duração: 3 anos - 2021 a 2023
Aula: 1 vez por semana
Dia: terça-feira, 19h30 às 22h
2021 : 12 parcelas de R$ 395,00
Curso
História da Arte: Da civilização Oriental ao Alto Renascimento
Sinopse
Desde tempos imemoriais, o Homem, organizado em sociedade e consciente de suas capacidades intelectuais, produz cultura e a transmite às gerações seguintes, deixando sua marca distintiva sobre a face da Terra.
A capacidade de engendrar obras artísticas especificamente relevantes, atemporais e impactantes, contudo, é um dos caracteres mais proeminentes do alto grau de refinamento do espírito humano, que alcança seu ápice, quando convergentes, no tempo e no espaço, os fatores propícios para tanto.
Ao longo da nossa história, em diferentes contextos políticos, sociais e econômicos, várias sociedades produziram grandes mestres pintores e escultores, os quais legaram obras de imensurável relevo cultural à humanidade.
Para que seja possível compreender, com exatidão, o significado e a importância de tais obras, é preciso o estudo metódico do contexto histórico, da vida dos artistas, do pensamento dominante na época, além da análise minuciosa de cada detalhe da simbologia ou registros mitológicos plasmados nos temas pictóricos ou escultóricos observados, não sendo possível se contentar, pois, com a superficial admiração estética.
Desse modo, este Curso, ministrado pela Professora Zarinha – detentora de profundos conhecimentos teóricos e práticos da História da Arte, diretamente obtidos nos mais importantes museus da Europa e Estados Unidos ao longo de muitos anos –, permitirá ingressar em uma fabulosa agenda cultural de aulas, de leituras, de filmes e de viagens, para visitas museus e sítios arqueológicos.
O empolgante périplo percorrerá as belezas encantatórias da arte do Oriente Antigo - o Código de Hamurabi, os touros androcéfalos, a Apadana, a porta da Babilônia –, da arte minoica – o Palácio de Cnossos, a Deusa das Serpentes, a máscara de Agamênon – da arte grega e da arte romana, perpassando as produções sublimemente realizadas no períodos Trecento, Quattrocento e Alto Renascimento italiano, assim como as do Renascimento na Alemanha, nos Países Baixos e em Veneza, tudo magistralmente conduzido pela nossa habilidosa professora, que apresentará, em detalhes, vida e obra de grandes nomes como Giotto, Cimabue, Brueghel, Dürer, Da Vinci, Michelangelo, Rafael, dentre as demais personalidades responsáveis por alterar indelevelmente os rumos da História da Arte.