Entenda o Trivium

dezembro 13th, 20113:28 pm @ Administrador

0


Entenda o Trivium

Nosso sistema de ensino atual sofre de várias desvantagens em termos formativos e não devemos ter esperança na solução de tais problemas para breve. São problemas estruturais graves que podem ser sentidos tanto na escola pública como no ensino privado, principalmente, mas não exclusivamente, no nível médio.

De acordo com Munir Nasser, na apresentação do livro Trivium, de Mirian Joseph, “o sistema de ensino não produz educação, porque está ocupado demais na produção de documentos”.

Para Nasser, quem quiser educação terá que buscá-la fora do sistema de ensino, e queremos apresentar uma alternativa fora dele para um projeto pessoal de formação integral, um verdadeiro projeto de educação.
Pensando em solucionar a deficiência formativa, e não o sistema de ensino, várias são as possibilidades e, dentre elas, a melhor seria aquela que cuidasse de fornecer o tipo de formação integral que fazia parte da chamada “educação clássica”.

E em que consistia a educação clássica?

Desde a Grécia, quando se fala em educação, pensa-se logo em um modelo que proporcione autonomia intelectual, ou seja, em um processo educacional que forme o aluno tornando-o capaz de pensar por si e, a partir daí, continuar sua formação, porque se tornou capaz de estudar por conta própria.

A educação clássica começava no Trivium. O TRIVIUM é “uma forma lógica e natural de ensino [...] em que primeiro, aprendia-se a lidar com o pensamento, sua organização em busca da verdade, bem como com sua manifestação através da linguagem, tanto em seus mecanismos internos quanto em seu uso prático na sustentação de um debate”.

Divide-se, o Trivium, nas artes liberais da Gramática, Lógica e Retórica, que, como afirmou Pedro Abelardo, são as três componentes da ciência da linguagem. Hugo de São Vítor esclarece em seu Didascálicon que “a gramática é a ciência de falar sem erro. A lógica é a disputa aguda que distingue o verdadeiro do falso. A retórica é a disciplina para persuadir sobre tudo que for conveniente”.

As artes do Trivium proporcionarão ao aluno a possibilidade de organizar e estruturar a própria mente, capacitando-o a entender melhor o que ler, a escrever de maneira estruturada, de modo que os argumentos se apresentem de maneira natural e a ter uma linguagem forte e convincente em termos persuasivos.

Para entender melhor aquilo que ler, para escrever de maneira correta e bem estruturada, para convencer acerca de seus pontos de vista, serão fornecidos instrumentos linguísticos por meio de uma série ordenada de cursos.

Cursos:

1.  O curso de gramática apresentará a língua, suas regras, de maneira a prover o aluno dos recursos para o uso correto do português que são fundamentais para qualquer tentativa de ler e escrever, pois, sem o conhecimento da língua não é possível uma comunicação verdadeiramente eficaz.

Duração: 1 ano – 1 aula semanal às quartas-feiras das 18h às 21h

2.  O curso de leitura e redação de textos argumentativos permitirá aos alunos descobrirem que, além da leitura elementar comum, existem outras formas de leitura que permitem maneiras de aprofundar seu contato com o texto retirando dele muito mais que imaginava possuir. Além disso, vai proporcionar certas regras para a construção de textos argumentativos mais bem ordenados logicamente.

Duração: 6 meses – 1 aula semanal às sextas-feiras das 18h30 às 21h30 ou sábados das 9h às 12h

3.  O curso de lógica permitirá ao estudante dominar os argumentos de maneira a construí-los e analisá-los da melhor maneira, ganhando, com isso, ferramentas para encontrar a verdade e fugir do erro, tanto na hora de ler quanto na de escrever.

Duração: 6 meses – 1 aula semanal aos sábados das 15h às 18h

4.  O curso de retórica permitirá ao aluno dominar as ferramentas da persuasão, as melhores figuras para o convencimento, distinguir os elementos extra-argumentativos e usá-los de forma imaginativa apelando não apenas para a racionalidade, mas também para os sentimentos do interlocutor.

Duração: 6 meses(II semestre de 2012) – 1 aula semanal aos sábados das 15h às 18h

5.  O curso de oratória permitirá que o estudante se expresse de maneira segura, vencendo a timidez ou qualquer problema na comunicação, ensinar-lhe-á como empostar a voz, como movimentar o corpo e como gesticular. Com tal formação, o estudante terá acesso ao tipo de autonomia acima descrito. Poderá seguir, daí em diante, por conta própria, lendo melhor e mais rápido, escrevendo com facilidade, sempre que precisar, e defendendo oralmente suas posições com propriedade sobre o que diz e pensa.

Leia também os artigos relacionados:

Palavras-chaves:  , , , ,